sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Medidas para evitar que um Animal se perca em "Encontra-me.org"

Infelizmente, não há medidas infalíveis. No entanto, se tentar seguir o melhor que puder as sugestões que se seguem, estará a reduzir significativamente a probabilidade de perder um animal.

Nunca deixe o seu animal passear sozinho no exterior! Fora de casa, os animais ficam expostos a inúmeros e graves perigos, tais como atropelamento, doenças, maus-tratos, rapto ou envenenamento. Entre outros imprevistos, podem ainda desorientar-se ou seguir uma fêmea em cio e não conseguir regressar a casa; ou podem ser capturados pelos serviços camarários.
Passeie sempre o seu cão pela trela! Quando sair para passear o seu cão ou ir ao veterinário, leve-o sempre pela trela, segurando-a firmemente com a mão. Mesmo que o seu cão seja obediente, o instinto está sempre presente. Entre outros imprevistos, o seu cão pode escapar em perseguição a outro animal ou assustar-se com um algum ruído forte (como foguetes ou o motor de uma mota) ou com outro animal. Um cão assustado pode facilmente escapar ao seu controlo e fugir.
Transporte sempre o seu gato dentro de uma transportadora! Sempre que sair com o seu gato (para ir ao veterinário ou em viagem, por exemplo), leve-o dentro de uma transportadora apropriada. Nunca o transporte ao colo nem solto dentro da viatura. Ao sair do seu ambiente, um gato muito facilmente se assusta com ruídos ou odores estranhos, com outras pessoas ou outros animais. Um gato assustado é dificilmente controlável e pode fugir e/ou atacar pessoas e outros animais.
Identifique o seu animal! Esta simples medida poderá ser a solução no caso de o seu animal se perder. Identifique o seu animal com uma placa com contacto telefónico (dois números de telefone, de preferência) e peça ao veterinário que implante um microchip de identificação no seu animal (esta medida já é obrigatória por lei para os animais nascidos a partir de 1 de Julho de 2008). Um animal identificado tem muito mais probabilidades de regressar a casa.
Em vez de uma coleira, dê preferência a um peitoral! Sempre que possível, para passear o seu animal, dê preferência a um peitoral (ou arnês). Um animal assustado poderá libertar-se facilmente de uma coleira. Por outro lado, coleiras justas são muito perigosas para os animais que se encontrem em crescimento (se a coleira não for afrouxada à medida que o animal for encorpando — o que acontece se o animal se perder ou for abandonado — a coleira tornar-se-á um grave problema, podendo sufocar o animal ou entranhar-se no pescoço). Utilize um peitoral com identificação e ajuste-o ao corpo do seu animal.
Mantenha portas e janelas bem fechadas! Muitos casos de desaparecimento de animais são causados por simples distracção. Se tiver gatos, é essencial manter as janelas/varandas de casa fechadas ou, em alternativa, aplicar redes plastificadas ou metálicas. As quedas de gatos são muito frequentes. Bastará um gato assustar-se ou tentar apanhar um pássaro ou uma mosca para se desequilibrar e cair, muitas vezes fatalmente. Por outro lado, se tiver de fazer obras dentro de casa ou no quintal e houver o risco de uma porta ou portão ficar aberto, mantenha o seu animal numa área segura da qual tenha certeza de que ele não conseguirá sair.
Seja extremamente vigilante em situações não familiares! Por exemplo, se tiver adoptado o seu animal recentemente, se tiver mudado de casa ou se o seu animal tiver de ficar temporariamente num local que lhe é desconhecido (por exemplo, em casa de amigos ou familiares), certifique-se de que o seu animal fica numa área segura da qual não consiga fugir.
Não deixe o seu animal acessível a terceiros! Nunca deixe o seu animal preso a um poste ou dentro do carro enquanto vai às compras. Se tiver um quintal/jardim/páteo com muros baixos para a rua, evite deixar o seu animal sozinho nesse local enquanto não está ninguém em casa. Uma parte considerável dos raptos de animais no nosso país advém de situações em que o animal fica sozinho ao fácil alcance de terceiros.
Tenha atenção durante viagens! Tenha cuidado redobrado nas viagens com animais. Nesses casos, o ideal seria colocar o seu animal dentro de uma transportadora. Além de o seu animal poder saltar da janela sem que se aperceba, em caso de acidente, um animal à solta dentro do veículo será mais facilmente atirado para fora do veículo e/ou fugirá mais facilmente do local devido ao susto. Em viagens de férias, certifique-se de que o seu animal terá um lugar seguro e apropriado para ficar. A recuperação de animais desaparecidos em viagens é bem mais difícil e trabalhosa.
Esterilize o seu animal! Quer seja macho ou fêmea, estando esterilizado, o seu animal terá menos tendência a fugir. Além disso, a esterilização oferece outras vantagens, como uma vida mais longa e saudável. Para mais informações, consulte Esteriliza-me.org.
Tenha fotografias actualizadas do seu animal! Na eventualidade de o seu animal um dia desaparecer, procure ter sempre uma fotografia actualizada do seu animal. Ela poderá ser essencial para que o animal seja rapidamente identificado e localizado.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

VANTAGENS EM ADOPTAR UM CÃO SENIOR

"Quando consideramos adquirir um cão pensamos imediatamente num cachorro.

Pensamos que um cachorro para além de ser irresistível vai aprender a viver connosco melhor e não vem com vícios. Embora exista alguma verdade nestas afirmações, adquirir um cachorro implica uma responsabilidade de tempo e esforço muito maior, uma vez que teremos que educá-lo desde o primeiro dia que chega a casa. Exige que estejamos sempre de olho neles, e quase initerruptamente atentos às suas acções.

Um cão senior exige muito menos tempo e dedicação desde o 1º dia, uma vez que a maioria destes cães já viveu em casa de pessoas, e já sabe o que pode e não pode fazer. Muitos dos cães seniors já vêm treinados a ir à casa-de-banho na rua, já passaram pela fase adolescente da destruição da mesa da sala de jantar e dos sofás novos.

Um cão senior embora possa ser também enérgico e precise de passear e interagir com os donos, como todos os cães, são também, em regra mais calmos e menos exigentes emuitos deles puxam muito menos na trela, o que torna os passeios mais agradáveis e menos trabalhosos.
Um cão senior é um amigo ideal para qualquer pessoa, aquilo que vê é aquilo que irá obter, isto é, não se tem que adivinhar que tamanho terá ou que tipo de personalidade irá desenvolver, as fases mais complicadas do crescimento já foram ultrapassadas e regra geral um cão senior, não guarda surpresas.

A maioria das pessoas questiona se um cão dessa idade se irá adaptar a uma nova casa e criar laços com a nova família. Mas não se preoupe, os cães seniors tal como todos os outros, irão dedicar-se a si e absorver todo o carinho e atenção que vocêm tem para lhes dar, sem hesitação.

Em 2006 eu adoptei um Golden Retriever de 13 anos chamado Rookie, cujo destino era a mesa da eutanásia. O Rookie caminhava devagar e era pesado, estava triste e era muito velhinho eu sabia que ele não ia ficar comigo muito tempo. Eu levei-o a casa dos meus pais no dia em que fui buscá-lo, depois dele ter vindo de carro do Algarve até ao norte do país.
Mal ele entrou pela porta dentro os meus pais renderam-se ao Rookie e ele nunca chegou a ser o meu cão, porque nunca mais saiu de casa dos meus pais, foi adoptado pela família. Em menos de 2 meses o Rookie parecia outro; brincava, corria com os meus outros 2 cães rafeiritos, adorava o mimo e atenção que recebia de toda a família.

No início deste ano, começou a desenvolver uma série de doenças que levaram a que tivessemos que deixá-lo partir. Mas demos-lhe quase 2 anos de uma vida repleta de mimo, diversão, carne por baixo da mesa e muito e muito amor. Nunca nos arrependemos de ter dado ao Rookie o resto de vida que ele merecia e para além de não dar trabalho nenhum, o Rookie ensinou-nos a todos nós o quão especial podem ser os cães mais velhos e o quanto aprendemos com eles.

Em seguida fica um vídeo (está em inglês) que fala das vantagens em adoptar um cão senior. Espero que este pequeno texto sirva para que mais pessoas encontrem um espaço na vida delas para dar as cães seniors uma última chance, vale bem a pena."


http://www..youtube..com/watch?v=8zToi3ny-8I

Novo Panfleto - Animais para adopção