terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Esclarecimento

A Associação um Animal um Amigo quer esclarecer certos pontos da actividade como associação devido a alguns mal entendidos e mesmo insultos por parte de algumas pessoas:

- O canil da trofa é municipal (nós nem sequer temos a chave de lá) e temos que nos reger pelas regras impostas pelo municipio. Nós não possuimos qualquer canil, o unico espaço fisico de que dispomos é uma pequena sede nas galerias catulo.
- A unica autorização que temos é divulgar os animais que lá estão, tirando fotos e excepcionalmente fazer campanhas de adopção em que estamos autorizados e ficar com eles num espaço para o efeito, mas se não forem adoptados até certa hora o funcionário do canil tem de os vir buscar.
- Por muito que nos custe não temos qualquer tipo de autonomia no canil, não podemos sequer participar na decisão de quando o veterinário da câmara decide abater algum animal. Normalmente e felizmente só são abatidos animais doentes ou que tenham sido muito mal tratados ou atropelados, mas, e como devem compreender, quando o espaço escasseia e ele se encontra superlotado alguns animais saudaveis correm o risco de ser abatidos.
- Desde que esta associação passou a divilgar o canil temos tido muitos poucos casos de abate e o número de adopções subiu muito.
- O futuro dono tem de ir buscar o animal e assinar o termo de responsabilidade, nós é que imposemos a colocação do chip que nem sequer é feita no canil, é num vet com o qual temos protocolo e somos nós que o pagamos.

Mas não pudemos ser nós a tirar de lá o animal.
- Somos todos voluntários que lutam por lidar com esta situação, não temos recursos, nem financeiros nem de tempo, cada um dá um pouco do seu tempo depois do trabalho ou em horas vagas, por isso é que às vezes o telefone não é atendido porque infelizmente não podemos atender dos nossos trabalhos.

Animais para Adopção no Canil Municipal da Trofa